Situações de Aprendizagem


Sandra dos Santos de Souza Silva

Texto: Pausa

Público alvo: Alunos do 6º ano

Tempo Previsto: 6 aulas

Conteúdos e Temas: Conto (seus elementos e suas características)

Competência e Habilidades: Identificar referências a outros textos, buscando informações adicionais se necessário. Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferências ou consulta a dicionário.

Estratégias: Leitura compartilhada ou colaborativa (aquela em que o professor faz com o aluno, dando pausas e fazendo as inferências necessárias); Explorar o vocabulário; Expor as características do gênero conto e seus elementos ( marcadores temporais, espaço, personagens, enredo, clímax e narrador).

Recursos: A apresentação do filme Click, com o intuito de se falar mais sobre o título Pausa; Leitura de um texto complementar A mulher no cofre, para que façam inferências sobre outro texto com a mesma temática.

Avaliação: A produção de uma história em quadrinhos com o título “Pausa”, mostrando o que eles fazem num momento de pausa e em que momento da vida eles gostariam de dar uma pausa.

Vanilde Donega


TEMA DA AULA (AMOR)




LEITURA E ESCRITA: TEXTO NARRATIVO “MEU PRIMEIRO BEIJO”



Público alvo: 7º Ano

Tempo Previsto: 6 aulas

Conteúdos e Temas: Estudo do gênero textual; crônica; elementos da narrativa; leitura de crônicas diferenciadas, produção de narrativas coletiva (crônica); estudo dos aspéctos linguísticos; preenchimento de ficha organizativa.

Competência e Habilidades: Inferir o sentido principal do texto, no sentido global; Reconhecer o gênero do texto em estudo; Interpretar o sentido do texto; localizar itens de informações explícitas e implícitas; Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.

Estratégias: Leitura individual e coletiva de crônicas, discussão oral sobre o texto, interpretação do texto; e organização e preenchimento de ficha organizativa/ficha de leitura.

Recursos:  -Apresentar imagens  para que os alunos observem com atenção a relação apresentada entre os personagens, solicite que façam o levantamento de hipótese sobre o tema da aula; Texto “Meu primeiro beijo” de Antonio Barreto; outras crônicas selecionadas pelo professor, Internet.

Avaliação:  Produção de crônica direcionada pelo professor; Preenchimento de ficha organizativa com elementos do texto.


Elaine Florentino


Texto: “Avestruz”- Mário Prata
Público-alvo: 6º ano do Ensino Fundamental
Tempo previsto: 8 a 10 aulas
Conteúdos e temas: traços característicos da crônica narrativa, desenvolvimento das capacidades de leitura, produção de uma crônica.
Competências e habilidades: problematizar o texto lido, levando o aluno a fazer uma retomada desse texto e atentar para alguns aspectos fundamentais à sua compreensão, auxiliando-o a desenvolver algumas capacidades leitoras como fazer inferências, localizar informações explícitas e implícitas e elaborar apreciações estéticas.
Recursos: sala de informática, dicionário, letra de música, seleção de crônicas, xérox da crônica.
Avaliação: produção de crônica narrativa, observando as características desse gênero textual.

Antes da leitura
1) Ativação de conhecimentos prévios
a) Você conhece essa ave?
b) O que você sabe a respeito dela?

2) Levantamento de hipóteses
a) Quais são suas expectativas com relação a esse título? 
b) Através do título, você imagina o assunto do texto? O que acha que vai ser acontecer nesse texto?
c) Você conhece o autor do texto?
(Pesquisa na SAI a respeito do autor Mário Prata e sobre o avestruz)

Durante a leitura
1) Checagem de hipóteses
Leitura dramatizada pelo professor, a fim de checar as hipóteses levantadas pelos  alunos.

2) Localização de informações
Espera-se que o aluno encontre no texto informações relevantes a respeito da ave (descrição e hábitos). 

3) Comparação de informações
a) Quais animais podem viver dentro de apartamento?
b) Que animais são indicados para se ter como animais de estimação?
c) Algumas pessoas possuem animais de estimação estranhos. Cite alguns deles.

4) Produção de inferências locais
Dedução dos sentidos de palavras ou siglas desconhecidas através do contexto.

5) Produção de inferências globais
Denotação, conotação e ironia
Exemplos: “Aquele ser meio abominável.”
“Afinal, tenho mais o que fazer do que ser gigolô de avestruz.”

Depois da leitura
1) Recuperação do contexto de produção do texto
a) Quem é o autor?
b) Para quem ele escreve? 
c) Qual é sua finalidade?
d) Em que veículo esse texto circula?

2) Percepção de relações de intertextualidade
a) Música “Avestruz”, de Dé Di Paula e Zé Henrique.
(http://letras.kboing.com.br/#!/de-di-paula-ze-henrique/avestruz/)
Comparação entre os dois textos, observando as relações de intertextualidade.

3) Produção de texto
Produção de uma crônica sobre animais de estimação.

Marisa de Fátima Martins

PLANO DE AULA  DE LEITURA
Texto: Pausa
Público –Alvo: 6º ano
Tempo previsto: 6 aulas


 Objetivos Específicos
· Incrementar a leitura no âmbito escolar.
· Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como prioridade no processo de aprendizagem.
· Apresentar ao educando as diferenciadas linguagens, enriquecendo a rotina escolar, estimulando a leitura e a produção do texto escrito e oral.
· Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania.
· Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leituras afins.
· Enriquecer o conteúdo interdisciplinarmente, visando o aprendizado global.
· Inserir no cotidiano escolar abordagens que enfoquem: sexo, saúde, esporte e meio ambiente, ressaltando a valorização da melhor qualidade de vida para a boa formação cultural.
Estratégias de Leitura (leitura silenciosa, em grupo, individual); leitura, e análise de texto; O texto: leitura e reflexão;

 Estudo dos aspectos linguísticos do texto: ortografia, pontuação, coerência e coesão textual; e o autor;
 Gênero e Tipos textual-características básicas do tipo textual;  Conto
 O texto narrativo  sequências narrativas, os marcadores de tempo, etc.
 A produção de textos orais e escritos com dramatizações,.

Avaliação
A avaliação será contínua de acordo com a progressão e interesse demonstrado pelo aluno  na leitura do texto.

Metodologia:

O aluno fará uma leitura individual e silenciosa para o reconhecimento do texto em seguida o professor  fará uma leitura  direcionada para interpretação e estudo do texto
Antecipação do conteúdo do texto  através do título e seu sentido conotativo e denotativo;
Observação do comportamento do personagem e seus valores ético , morais e religiosos
Leitura intercalada por parágrafos para antecipação de informações;
Observação da  finalização do texto contraria a expectativa  do leitor, provocando humor leve;
Observação da troca de nome da personagem afim de ocultar sua identidade;
Análise da estrutura narrativa como: pontuação, presença de aspas no início e no final do texto indicando o narrador onisciente;
 Produção textual: Artigo de opinião e anúncio publicitário.

Elza da Cruz Franco



Ensino Fundamental.

Disciplina: Língua Portuguesa.

Público Alvo: 6ºAno.

Tempo Previsto: 06 aulas.

Objetivo Geral:
Despertar o gosto pela leitura  tornando uma prática prazerosa e constante nas atividades cotidianas decifrando os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentam a vida ao saber da existência. Aguçar um trabalho  envolvendo todas as disciplinas.

Conteúdos: Técnica de leitura e interpretação do texto.

Objetivo Específico:
Incentivar a formação de leitores despertando o gosto pela leitura, formando cidadãos mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação, garantindo em uma sociedade letrada. Enriquecer o conteúdo interdisciplinar visando o aprendizado global.

Estratégia: Leitura de caixa  decorada contendo as personagens do texto.
Texto de Apoio: Avestruz – Mario Prata

1º Etapa:
Antes da Leitura
Ir à sala de informática com os alunos para que pesquisem sobre a vida do autor Mario Prata.

2º Etapa: Indagações do professor.
Roda de leitura.
Vocês acham que o título sugere o que?
Será um conto, uma fábula ou uma crônica?
O professor colocará várias palavras na lousa que possa ser encontrada no texto e os alunos escolherão as suas preferidas.
O que vocês acham que tem dentro da caixa?

 3º Etapa:
Ouvir a leitura feita pelo professor com entonação.
Durante a leitura o professor vai tirando as personagens da caixa e os alunos seguram.


4ª Etapa:
Cada aluno recebe uma cópia do texto e farão a leitura compartilhada e individual grifando as palavras desconhecidas e fazendo o uso do dicionário.

 5ªEtapa:
Agora em duplas  os alunos  responderão.

1-) Quem está narrando a  história?
2-) Quais são as personagens?
3-) Quanto tempo parece durar a história?
4-) O foco narrativo está em que pessoa?
5-) O que sabemos sobre os espaços em que vive as personagens vivem as ações?
6-) Quantos parágrafos há no textos?
7-) Grife todos os verbos do segundo parágrafo?


6ª Etapa:
Produção Final
Escreverão uma carta ao menino dizendo o que acharam da idéia dele .

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog e pelas atividades.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Gostei muito do seu blog colegas.

    Saudações a todos.

    ResponderExcluir